25.3 C
Manaus
sexta-feira, janeiro 17, 2025

Investigação de Duas Mortes por Dengue no Amazonas, Alerta do Ministério da Saúde

Crescimento Alarmante: Dengue Avança no Amazonas e Gera Preocupação

Alerta Sanitário e Duas Mortes Sob Investigação em Manaus; O Amazonas enfrenta um cenário alarmante com duas mortes suspeitas por dengue em investigação no início de 2024, conforme revelado pelo Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS). Em 2023, o estado registrou 12 mortes devido à doença.

Óbitos Sob Análise em Lábrea e Coari

As mortes em investigação ocorreram nas cidades de Lábrea e Coari, localizadas no interior do estado, conforme informações oficiais do Ministério da Saúde.

O G1 buscou esclarecimentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância do Amazonas (FVSA-AM) sobre o estado dos pacientes e o acompanhamento das investigações. Aguardamos retorno para atualizações.

Números Alarmantes e Vacinação Anunciada

Lábrea lidera as estatísticas, apresentando 307 casos prováveis de dengue, destacando-se também como a localidade com a maior taxa de incidência, segundo o boletim epidemiológico da FVS-AM. Coari, por sua vez, registra 149 casos prováveis, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em resposta à crescente preocupação, o Ministério da Saúde anunciou, em 25 de janeiro, a liberação da vacina contra a dengue, denominada Qdenga (TAK-003). A imunização será inicialmente aplicada em 12 municípios do Amazonas, com foco na faixa etária de 10 a 14 anos.

Publicidade

Crescimento Exponencial de Casos

No período de 1º a 25 de janeiro de 2024, o Amazonas registrou alarmantes 3.934 casos da doença, apresentando um aumento significativo de 38% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram confirmados 2.860 casos.

A cidade de Manaus está em situação de alerta, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os casos de dengue mais que dobraram na capital, somando 2.449 casos prováveis, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde.

O Amazonas busca conter a propagação da dengue, adotando medidas emergenciais e intensificando a vigilância para proteger a população diante do aumento alarmante de casos.

Veja Também: Epidemia de Dengue: Casos Aumentam 170% no Brasil em 2024, Exigindo Resposta Urgente

Artigos Relacionados

Pode Gostar