27.3 C
Manaus
quinta-feira, novembro 14, 2024

Idosa em situação de abandono e maus-tratos é resgatada na Praça 14

A história de resgate e esperança em Manaus

Idosa em situação de abandono e maus-tratos é resgatada na Praça 14; Na tarde de quarta-feira (18/10), Uma idosa, de 65 anos, que era portadora de deficiência física e cadeirante, encontrava-se em uma situação de vulnerabilidade extrema. O resgate dessa senhora, bem como a investigação de seu caso, ocorreram durante uma operação chamada “Virtude”, conduzida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), com o crucial apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Abandono e sofrimento da idosa

Abandonada e maltratada pelos próprios filhos, ela estava em uma situação desesperadora. A única ajuda que a vítima tinha vinha de seus vizinhos, o que garantia sua alimentação diária, pois ela alegava não ter comida em sua própria residência.

A casa onde ela residia não oferecia as condições mínimas de dignidade. Um pequeno cômodo com fiações expostas, goteiras e falta de higiene caracterizavam o local onde a idosa sobrevivia.

O resgate e assistência da idosa

Publicidade

Durante a operação, a vítima recebeu apoio da equipe psicossocial do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi). Essa assistência foi fundamental para garantir o bem-estar da idosa e dar-lhe o suporte emocional necessário.

Anne Alves, secretária executiva da Pessoa Idosa, explicou o papel da Sejusc na operação, destacando a importância de oferecer cuidado e proteção aos idosos que se encontram em situações semelhantes. Além disso, ela ressaltou a necessidade de denunciar casos de violência contra idosos por meio dos canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100, 181, 190 e 165.

O destino da idosa resgatada

Após o resgate, a idosa foi encaminhada para a Delegacia Especializada de Crime Contra o Idoso (DECCI) e, posteriormente, transferida para a Fundação Doutor Thomas, um abrigo destinado a acolher idosos em condições de vulnerabilidade.

A importância da “Operação Virtude”

A “Operação Virtude” vai além de casos individuais, pois visa combater a violência contra os idosos, abordando atividades educativas, sensibilizando a sociedade e realizando visitas domiciliares a idosos em situação de vulnerabilidade, abandono e violência. Somente no mês atual, cerca de 60 idosos já foram atendidos, demonstrando a extensão desse problema em nossa sociedade.

De acordo com os registros, a maioria das vítimas situa-se na faixa etária de 60 a 80 anos, seguidos por idosos entre 81 e 90 anos. Além disso, 65% das vítimas são mulheres, e os tipos mais recorrentes de violência incluem negligência e violência psicológica, financeira e econômica.

Ao longo do ano, foram realizadas aproximadamente 70 ações educativas, envolvendo palestras, campanhas e distribuição de material informativo, com o objetivo de conscientizar a população e mobilizá-la em prol do fim da violência contra os idosos por meio da rede de proteção ao idoso.

Conscientização e prevenção

A delegada titular da DECCI, Andreia Nascimento, enfatizou a importância da “Operação Virtude”. Ela ressaltou que a operação não se limita à proteção imediata dos idosos, mas também atua na reeducação e conscientização da população, com o intuito de prevenir casos de violência no futuro.

Em seus 15 dias de atuação, a operação já apurou denúncias, realizou diligências e encaminhou os idosos em situação de vulnerabilidade para locais onde possam receber os cuidados e a proteção de que tanto necessitam.

Saiba mais: Policia prende idosa acusa de praticar maus tratos a neta em manaus

Artigos Relacionados

Pode Gostar