Combate às Queimadas no Sul do Amazonas
Força Nacional Combate Queimadas no Amazonas; O governo federal tomou uma medida importante para combater as queimadas ilegais que assolam o estado do Amazonas. O Ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso de agentes da Força Nacional nos municípios do Sul do estado, onde as queimadas têm se intensificado. O Amazonas enfrenta um estado de emergência ambiental devido ao aumento alarmante do número de incêndios florestais.
Foco nos Municípios Críticos
Os agentes da Força Nacional serão direcionados para os municípios de Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré, todos localizados na região conhecida como o ‘arco do fogo’. Entre essas cidades, Lábrea e Boca do Acre lideram a lista das que mais registraram focos de calor na Amazônia Legal em outubro.
Combate e Preservação
Os agentes da Força Nacional atuarão em diversas frentes, desde o combate direto aos incêndios florestais e queimadas até ações de defesa civil e preservação do meio ambiente. Suas atividades serão cruciais para manter a ordem pública, garantindo a segurança das pessoas e a proteção do patrimônio.
Essa autorização tem validade até o dia 30 de novembro de 2023, e a quantidade de agentes enviados será determinada com base no planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Essa ação do governo federal visa lidar de forma eficaz com a situação crítica das queimadas no Amazonas e proteger a rica biodiversidade da Amazônia, bem como a vida das comunidades afetadas.
Para mais informações sobre essa importante medida de combate às queimadas, acesse a matéria completa nos stories.
Veja Também: Manaus Amanhece com Segunda Pior Qualidade do Ar no Mundo