Uma Performance Inadequada
Polêmica: Apresentação Erótica no Evento do Ministério da Saúde; Durante o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde, promovido pelo Ministério da Saúde, uma apresentação erótica desencadeou uma reação negativa da oposição. A polêmica performance ocorreu no segundo dia do evento, que busca discutir a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) no Brasil.
No palco, uma dançarina realizou uma performance enquanto outra pessoa cantava. No entanto, a coreografia não parecia estar relacionada ao tema do evento, causando perplexidade entre os presentes.
Críticas da Oposição
O presidente do PP, senador Ciro Nogueira, expressou seu descontentamento com o vídeo, questionando a pertinência da apresentação em um evento sobre Atenção Primária do Ministério da Saúde. Ele destacou a importância da Atenção Primária para salvar vidas, especialmente em um sistema de saúde classificado em 125º lugar pela OMS.
O deputado Rodrigo Valadares, do União Brasil, também criticou a performance, considerando-a imoral e financiada com recursos públicos.
"vamos defender a CIÊNCIA"
"viva o SUS"1° ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL 👇🤡 pic.twitter.com/omBFP2tygY
— Rubinho Nunes (@RubinhoNunes) October 6, 2023
Ministério da Saúde Admite o Erro
Diante das críticas, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde emitiu uma nota lamentando a “coreografia inapropriada” de um dos grupos artísticos que se apresentaram durante o evento. A nota enfatizou que o incidente isolado não reflete a política da Secretaria nem os propósitos do debate sobre promoção da saúde no encontro.
O Ministério da Saúde garantiu que serão tomadas medidas para evitar que situações semelhantes ocorram novamente em eventos futuros.
Veja Também: Transformando a Saúde Materna: Encontros Estratégicos Rumo à Redução da Mortalidade Infantil