Onda de Calor na Faixa Central e Previsão de Chuvas no Sul e Norte
Calor extremo e chuvas no Brasil: O Brasil se prepara para uma semana de extremos climáticos, com calor intenso nas regiões centrais e chuvas fortes no Sul e Norte. A oitava onda de calor do ano está em andamento e deve se estender até o dia 8 de outubro, enquanto frentes frias e a volta das chuvas marcam o clima em outras regiões.
Frente Fria Traz Chuva ao Sul
De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, uma nova frente fria está se formando no Sul do país e deverá trazer grandes volumes de chuva para essa região. O sistema deve avançar lentamente para o Sudeste ao longo da semana.
“Essa frente fria vai passar bem devagar pelo Sul, gerando muita instabilidade no tempo da região nesta semana”, explica Luengo. A partir de quinta-feira (3), essa frente fria começará a afetar outras áreas, alterando o clima principalmente no Sudeste.
Onda de Calor na Faixa Central
Enquanto o Sul experimenta chuvas, a faixa central do Brasil está sob a influência de uma massa de ar quente e seco pela oitava vez neste ano. Apesar de ser uma onda de calor menos intensa do que as anteriores, as temperaturas podem subir significativamente, afetando áreas como o norte de São Paulo, o Triângulo Mineiro e partes do Centro-Oeste.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a quarta-feira pode registrar temperaturas de até 40°C. Além do calor, a umidade do ar deve atingir níveis preocupantes, e a baixa qualidade do ar aumentará o risco de queimadas.
Retorno das Chuvas no Norte
No Norte do país, a primavera marca a volta das chuvas regulares. Conforme comenta Fábio Luengo, essa retomada das chuvas é um fenômeno natural e esperado para esta época do ano.
“Não há um sistema organizado por trás dessa chuva, é apenas a estação trazendo de volta os temporais isolados”, acrescenta o meteorologista.
Impactos no Sul e no Norte
Enquanto a onda de calor prevalece na região central, o Sul e o Norte devem enfrentar temporais significativos. No sul do Rio Grande do Sul e em áreas como Rondônia e o noroeste de Mato Grosso, volumes de chuva podem atingir 100 mm por dia, acompanhados de ventos de até 100 km/h.
Segundo o Inmet, áreas como Santa Catarina e Paraná também terão chuvas expressivas, com instabilidades concentradas no Rio Grande do Sul. No Norte, estados como Amazonas, Pará e Rondônia podem ter alívio do clima seco à medida que o fim de semana se aproxima.
Essa semana, portanto, será marcada por contrastes extremos no clima brasileiro, com temperaturas recordes em algumas regiões e chuvas intensas em outras, trazendo desafios tanto para a população quanto para as autoridades.
Veja também: Homem de 23 anos é encontrado morto em banheira de motel na Zona Norte de Manaus